sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Um dos cantos desse País: Soure-Pa

Conheça um pouco de Soure, terra onde viajei e sempre sou abençoado e inspirado pelas belezas que nela contem! Veja:

(Orla de Soure à Capital do Marajó)

A maior cidade da Ilha do Marajó tem 20 mil habitantes e foi projetada pelo mesmo arquiteto que planejou Belo Horizonte. As principais atividades econômicas são a pecuária, a pesca e o cultivo de coco. Aqui a Natureza tem tempo e espaço para viver em paz. E as pessoas também. O nome Soure foi dado por colonizadores portugueses que identificaram uma enorme quantidade de jacarés, chamados por eles de Sauriuns. Com o tempo, o Vilarejo transformou-se em uma cidade com casas simples, ruas arborizadas.
Na Economia, a pecuária é o principal sustento de Soure. Os campos contemplam rebanhos bubalinos, bovinos, eqüinos e suínos. O queijo marajoara, do leite da búfala também tem destaque. A agricultura, principalmente a produção de côco, e frutas nativas como bacuri, murici, abricó, sapotilha, cajarana, entre outras, também é uma importante fonte de renda.A pesca e extrativismo de caranguejo também fazem parte do sustento de muitas famílias caboclas. Soure chega a exportar mensalmente 10 mil crustáceos.

(Uma de suas Praias)

Porta de entrada da Ilha, destacam-se, em Soure, a região dos campos com fauna e flora típicas, as grandes fazendas de criação de búfalos e as praias, de aspecto primitivo, que atraem muitos visitantes, principalmente Pesqueiro e Araruna. Tem boa infra-estrutura para receber o turista que chega de navio ou de balsa, via Camará. Soure tem a tranquilidade das cidades do Marajó com clima agradável e ar puro o ano todo.


(Orla da Cidade de Soure, outro ângulo)

Para quem gosta de aventura, Soure é o lugar perfeito. Para quem prefere a tranqüilidade, Soure também é ideal. Conhecida como a “Pérola do Marajó”, sua extensão territorial é de 3.051 quilômetros quadrados, e fica a 87 quilômetros de Belém. Isso significa cerca de trinta minutos de avião ou quatro horas de barco.Com clima quente e úmido, Soure possui um período de chuvas abundantes que vai de janeiro a março; e de verão, de agosto a dezembro. Maior cidade da ilha do Marajó, Soure possui uma arquitetura que encanta pela simplicidade, casas, jardins, ruas largas e arborizadas por mangueirasEntre as atrações naturais, o destaque é para as praias. A do Pesqueiro possui dunas que se espalham em quase toda sua extensão. A praia tem, ainda, áreas salgadas, por influência do Oceano Atlântico, e inúmeros coqueiros, marca registrada desse pedaço privilegiado de Soure. Essa beleza amazônica está só a 8 km da cidade. Na praia de Araruna, Soure revela seu lado selvagem. A praia fica próxima a uma área de mangue e atrai muitos turistas por causa dessa peculiaridade.De paisagem exuberante e diversas praias primitivas, Soure já recebeu várias denominações: foi Monte-Forte, depois Menino-Deus e devido à grande quantidade de jacarés sauriuns encontrados na região, os portugueses resolveram rebatizá-la de Soure.



(Mercado Municipal da Cidade)

Bom esta ai, onde me escondo e volto renovado com as belezas de nosso Criador! Uma boa pedida pra quem esta cheio de cidades grandes, e quer ter contata com o verde puro de nossa nação!





Nenhum comentário:

Postar um comentário