quarta-feira, 10 de junho de 2009

Virando as Costas pro Norte e Nordeste do Brasil!


Amados que acompanham o blog, no norte do brasil estamos em época de intencivas chuvas, mas vejo um certo desprezo do governo brasileiro em relação a familias do Norte e Nordeste; Não somente as pessoas do Norte e Nordeste, mas as pessoas de outras regiões tem obeservado a destruição que as chuvas tem trazido! Leia abaixo uma publicação sobre o assunto:

"Vamos falar um pouco sério.
Ano passado, vimos cenas semelhantes à estas, mas que ocorreram em Santa Catarina. Tivemos uma mobilização entre os blogs, com compartilhamento de links e tudo mais, matérias, depoimentos e posts emocionados de pessoas que perderam tudo com uma tragédia nacional. Fiz minha parte: compartilhei os links, propagandei a gravidade da situação… fiquei impressionado com este movimento todo.
Agora, me digam: a foto acima é de Santa Catarina, ou de uma cidade qualquer do Norte ou Nordeste brasileiro? Não dá pra diferenciar de forma plena, certo? Ok. Tá muito difícil achar textos nos blogs e publicações independentes sobre o assunto. Não há mobilização dos blogs para ajudar a região, não vejo isso ser propagandado… qual a diferença deles pro pessoal de Santa Catarina? E olha que lá houve até roubos de doações por parte de algumas entidades, teve blogueiro e podcaster que disse que era hipocrisia ajudar o Estado, pois a ajuda era ineficaz… e eu na época rebati este tipo de comentários.
Será que estas pessoas estavam com a razão?
Só pra constar, mais de 730 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas só no Nordeste. Mais de 270 municípios atingidos. Pessoas desalojadas, desabrigadas, famílias que perderam tudo e, pelo menos, 24 mortos. Estas pessoas merecem menos atenção que os catarinenses? Ou simplesmente boa parte da blogosfera brasileira é hipócrita, bairrista e indiferente à aquilo que não te atinge?
Estas coisas não deveriam me surpreender mais: o brasileiro, em via de regra, é um povo mal-educado, preconceituoso, burro, quer tirar vantagem em tudo, e indiferente. Isso não é uma novidade. O que me surpreende é que o problema lá está chegando ao primeiro mês de chuvas e não se escreve nada! Tão esperando o que? Um paulista morrer na enxurrada? Um carioca perder a casa de praia em Pernambuco?
E os blogueiros locais? Os podcasters daquela região? Não estou dizendo para serem porta-estandartes de notícias da situação, mas se mobilizarem para, ao menos, fazer barulho junto aos demais para haver algum tipo de mobilização para ajudar os que perderam casa, roupas, alimento, dignidade… vidas. É um misto de acomodação com indiferença que simplesmente me incomoda e muito, pois, volto a repetir, a situação é muito parecida com o que ocorreu em Santa Catarina, e, no caso, foi feito praticamente um movimento Salvem o Povo do Sul. Não que eles não mereçam. As pessoas que passam por este tipo de tragédias não são culpadas. Mas elas merecem mais atenção do que o pessoal do norte do Brasil?
"

Um comentário:

  1. paz amado!
    Que Deus continue te usando, para alertar a sua igreja.
    gostei muito do seu espaço...
    Deus é contigo!

    ResponderExcluir